sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lista pós gravidez!

Com tantas coisas proibidas na minha dieta de grávida (principalmente após a minha 30ª semana), a lista de comidas das quais sinto saudades vai aumentando...
  • ovo estrelado
  • natas do céu
  • bolo de bolacha
  • francesinha
  • sumo de laranja natural
  • iogutes quando me apetece
  • milfolhas (= napoleão)
  • palmier recheado
  • scones de manteiga
  • mais do que 1 fatia de pão
  • pasteis de massa tenra
  • chocolate
  • espumante e sangria
  • o meu bolo de aniversário!

domingo, 11 de setembro de 2011

Londres... a última consulta.

Na próxima terça terei as minhas últimas consultas em Londres enquanto grávida.
Após a ida ao hospital aqui da zona o processo desenrolou-se rápidamente e na semana que começa a dia 19  já começo a ser seguida aqui. Acabam-se assim as visitas corridas a Londres e os dias passados no hospital.
Na terça-feira a seguir à visita ao nosso novo hospital fui contactada pela midwife para marcar consulta para a sexta-feira seguinte a fim de dar andamento ao processo de transferência e marcação de nova consulta. Nessa mesma sexta-feira eu recebia em casa uma carta com a confirmação da consulta com os consultantes para dia 20 deste mês e outra carta com a marcação do scan das 36 semanas a ter lugar dia 4 de Outubro. Embora cansativo, devido à frequencia de consultas que me ocuparam quase todos os dias desta última semana, o processo desenvolveu-se rápidamente e sem complicações... menos um problema para pensar.
Entretanto, na passada quinta-feira foi dia de ecografia (seria a última numa situação normal) e lá fomos nós ver a nossa filha. Medidas tiradas, fluencia do sangue nos pontos criticos analisado, orgãos vitais verificados, batimento do coração normal... e lá viemos nós para casa com mais 4 fotos da carinha da nossa menina e o coração cheio de esperança e alegria porque, apesar das últimas complicações, tudo está a correr bem e dentro dos parametros normais. :)

sábado, 10 de setembro de 2011

A mudança de hospital!

Já há algum tempo que nos tinha sido aconselhado mudarmos o centro de saúde e o hospital para mais perto de casa. Isto de correr para Londres para consultas, análises, etc... começa a pesar-me e por questões práticas e de segurança na hora do parto, quanto mais perto estivermos do hospital melhor ;)
Na passada segunda-feira foi dia de visitar o hospital aqui da zona, explicar o meu caso e tratar do processo de transferência.
Felizmente deparámo-nos com pessoal simpático e disposto a ajudar. Dirigimo-nos à recepção da secção pre-natal, fácilmente encontrada através de todas as indicações disponiveis nos imensos corredores por onde andámos, exposemos a situação e de imediato a gentil recepcionista nos apresenta uma folha para eu colocar alguns detalhes a fim de poder expor a minha situação à "midwife", que a essa hora já estaria de saída mas que me contactaria no dia seguinte.
Estava eu a acabar de escrever os meus detalhes quando me é apresentada a dita "midwife"... após uma curta troca de palavras ela decide receber-nos mesmo nessa altura, para quê fazer-nos voltar no dia seguinte?
Após cerca de uma hora de perguntas, respostas, conselhos, explicações... agradecemos 1000 vezes o facto de nos ter atendido muito depois da sua hora de trabalho... afinal os seus 3 filhos estariam à sua espera em casa, ansiosos por contar à mãe as novidades do primeiro dia de aulas.
Nessa hora ficou marcada uma consulta com os consultantes (um obstetra e um dietista), e a promessa de que em breve seria contactada por uma midwife para marcar uma consulta e teria noticias da marcação da minha ecografia (scan) das 36 semanas, agora necessária devido à minha recente condição médica.
Saimos da secção de pré-natal satisfeitos com o atendimento tão pronto e simpático e perguntámos se poderiamos visitar a secção de partos. Explicaram-nos como chegar lá e disseram que não haveria nenhum problema, logo que as coisas por lá estivessem calmas alguém teria todo o prazer em mostrar-nos as instalações.
Felizmente a paz e a tranquilidade geria aquele lugar. Não se houviam gritos nem mesmo crianças a chorar. Prontamento apareceu alguém para nos conduzir por quartos e salas explicando detalhadamente todo o processo e respondendo pacientemente às nossas dúvidas. Foi uma experiência tranquilizadora... oxalá que no dia "D" tudo esteja tão pacifico como nesta última segunda-feira!

Não, ainda não é Novembro...

Após mais de um mês de ausência cá estamos nós a dar noticias!
Às 32 semanas e 2 dias a Laura continua traquina dentro da minha barriga.
Mas nem tudo são pérolas... às 30 semanas foi-me diagnosticado diabetes gestacionais, algo bastante vulgar na gravidez, principalmente no fim da gravidez. Básicamente esta situação deve-se ao aumento da placenta e à não correspondente resposta do corpo no que toca à produção de insulina.
Esta condição, na fase final da gravidez, pode originar um crescimento anormal do bebé que pode levar a complicações no parto, necessidade de cesariana, etc.. Para evitar esta situação a grávida começa a ser seguida com uma regularidade quase doentia... e é assim que tem acontecido comigo!
Com alguma dieta a nivel de açucares, a ajuda de "metformina" e o sangue analisado 4 vezes ao dia, os niveis de açucar são controlados sem grandes dramas. Por isso... o importante é manter a calma e, como sempre, pensamento positivo.